Porquê você deve saber qual é a duração do seu ciclo de vendas

Tempo de Leitura: 4 minutos

Atualmente, é uma meta constante das empresas adotar estratégias para vender muito mais. E, dessa forma, elas perceberam que uma dessas estratégias está em encurtar o ciclo de vendas, visto que produz resultados muito assertivos.

De fato, o ciclo de vendas é o tempo médio para que uma venda aconteça, considerando desde o contato inicial da pessoa com a empresa até o pós-venda. Em termos gerais, este ciclo é composto de sete etapas, que são:

  • Prospecção: localizar os clientes em potencial;
  • Contato inicial: pode ser por e-mail, ligação, brinde, dentre outros;
  • Qualificação: separação dos leads maduros para a compra;
  • Apresentação: contato com o lead para apresentar o produto/serviço;
  • Avaliação: fase da negociação;
  • Fechamento: efetivação da compra;
  • Pós-venda: verificação da satisfação do cliente.

Qual a importância do ciclo de vendas?

O ciclo de vendas é de grande importância para monitorar o processo de vendas e assim ganhar eficiência e qualidade nas negociações. À medida que cada etapa é desenvolvida é possível acompanhar os passos do lead e otimizar os esforços.

Uma vez que é possível perceber o momento certo de fazer a proposta para o possível comprador. Além disso, é preciso salientar que um dos principais aspectos de um ciclo de vendas a ser monitorado é o tempo de duração.

Pois, se o ciclo for longo demais acaba por atrapalhar o crescimento da empresa. E, de certa forma, é um elemento desmotivador para a equipe de vendas. Nesse sentido, é interessante estar realizando comparações entre os ciclos de venda atuais e os anteriores.

Além disso, o ciclo de vendas contribui de algumas maneiras para o sucesso da empresa, que podem ser apontadas da seguinte forma:

  • Permitir um maior conhecimento dos clientes;
  • Adquirir uma maior previsibilidade das vendas;
  • Melhorar o alinhamento de vendas e marketing.

Por que reduzir o ciclo de vendas?

A redução do ciclo de vendas para as empresas têm se tornado uma necessidade em função dos seguintes objetivos:

Aumentar a lucratividade

Isso é importante, pois quanto maior for o tempo que o lead gastar para percorrer o processo e concretizar a conversão, mais esforços e tempo dos vendedores serão necessários. Sendo que isso significa custos para a empresa.

Motivar a equipe de vendas

Com um ciclo mais ágil a equipe de vendas tem maiores oportunidades de fechar vários negócios, elevando o seu faturamento e consequentemente o da empresa.

Incrementar a competitividade do negócio

Se a sua equipe de vendas consegue durante o trabalho com o lead evidenciar o valor da solução oferecida, consegue efetivamente acelerar a decisão de compra.

Como diminuir seu ciclo de vendas?

Para diminuir o ciclo de vendas, as empresas podem utilizar de algumas estratégias que apresentam bons resultados em sua aplicação, que são:

Ter bem configurada as etapas do funil

Estruturar as ações a partir das etapas do funil bem definidas, considerando:

Investir na qualificação de leads

Para isso é importante melhorar a estratégia de prospecção de clientes. Ou seja, o processo de atrair, capturar e classificar um novo possível cliente.

Nutrir leads que não estão prontos para a compra

Esse processo de nutrição dos leads é desenvolvido com a produção de conteúdo de qualidade e relevante de acordo com as etapas do funil.

Manter contato com os leads o quanto antes

É de fundamental importância estar em contato com os leads para acompanhar seu desempenho pelas etapas da jornada de compra. Além disso, é necessário já investir no pré-vendas.

Monitorar o ciclo de venda por um CRM;

Com um CRM a empresa consegue controlar o processo comercial e ao mesmo tempo obter informações confiáveis sobre o ciclo de vendas e como as transações caminham.

Qualificar a equipe comercial;

Uma equipe comercial qualificada para atender o cliente e preparada com técnicas de venda para negociar os produtos da empresa está um passo à frente da concorrência.

Entender os seus concorrentes.

Uma boa estratégia é conhecer os produtos da concorrência e como ela trabalha com os clientes. A partir do momento que tem essas informações, está melhor preparado para tomar decisões estratégicas assertivas em suas campanhas de marketing.

Portanto, acabamos de apresentar muitos detalhes sobre o ciclo de vendas e como é importante trabalhar para reduzir o seu tempo médio de realização.

Com essas dicas, você criará seu ciclo de vendas e também conseguirá torná-lo menor possível.

Ah! Aproveite e leia nosso artigo Como lidar com Objeções e porquê isso faz toda diferença que também poderá ser de grande ajuda. 

Sinta-se à vontade caso queira deixar um comentário. 🙂

Desejamos boas vendas!

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