Storytelling: o que é e como utilizá-lo com sucesso

Storytelling
Tempo de Leitura: 7 minutos

Você já ouviu falar em Storytelling?!

Talvez o termo em inglês cause estranheza, mas e se eu disser que é a “arte” de contar histórias? Isto mesmo, contar uma história para envolver a sua audiência e criar identificação com a sua marca.  

Trata-se de uma ferramenta que está sendo cada vez mais utilizada por um aspecto muito interessante ligado ao cérebro humano. Isto é, temos muito mais facilidade de guardar histórias do que dados.

Nesse artigo, vamos explicar como o Storytelling está sendo usado no Marketing Digital e como você pode aplicá-lo na sua empresa para atrair e encantar os seus clientes.

O que é storytelling?

De uma maneira simples, Storytelling é uma forma elaborada de contar uma história utilizando recursos audiovisuais para envolver o seu público. Assim, é essencial que a narrativa seja estruturada de maneira bem clara: início, meio e fim.

A partir dessa ferramenta, de fato é possível desenvolver um relacionamento mais próximo e duradouro com os clientes. E, principalmente, ao utilizar histórias estimulamos áreas do cérebro que influenciam nas suas decisões de compra.

Ou seja, ao despertar partes do cérebro relacionadas à visão, audição, paladar e movimentos, somos direcionados a escolher um produto ao invés de outro.

Tudo isso porque os dados são esquecidos com facilidade pelas pessoas, mas as histórias ficam armazenadas em suas lembranças.

É dessa maneira que a arte de contar histórias para sua audiência consegue melhores resultados tanto em vendas quanto em engajamento. Além disso, o material produzido para storytelling é muito mais envolvente e entrega maiores chances de conversão.

Como aplicar o storytelling em seu marketing de conteúdo

Com a finalidade de mostrar o uso do Storytelling em seu Marketing de Conteúdo, decidimos trazer exemplos para tornar a explicação mais simples.

Como exemplo, criamos a personagem Natália, descrita abaixo:

1º Gerar engajamento

Para gerar engajamento a história precisa apresentar o seu contexto para envolver o leitor no início. Dessa forma, você apresentar o personagem, o lugar onde tudo acontece e apontar as conexões da história.

Esta é a parte da história que gera a identificação do leitor. Por isso, quanto mais a sua história for parecida com seu público alvo maiores são as chances de engajamento. Procure definir um personagem que tenha idade, área de trabalho e contexto de vida bem próximo da sua persona.

Portanto, vamos ao exemplo da nossa persona, a Natália:  

“Natália é uma Gerente de Marketing em uma empresa de tecnologia. Ela tem 33 anos e trabalha na área há mais de 10. Sua vida e seu trabalho se confundem, mas ela gosta muito do que faz”.

2º Apresentar o conflito na história

Esse é o momento em que acontece alguma coisa na história, que faz o personagem questionar o que estava fazendo até aquele instante. Nessa apresentação do conflito, é o momento que a dor da persona é caracterizada.

Neste momento o seu público pode fazer associação com suas experiências de vida, gerando uma identificação ainda maior com a história narrada.

“O time de Natália é pequeno e consegue apenas atuar em ações de rotina, sem olhar para a estratégia de maneira mais ampla. Isso está impactando nos resultados da empresa e ela está ficando preocupada”.

3º Clímax da história com o foco de tensão

O momento de tensão, apresentado na história, deve servir como um gatilho emocional para que o leitor continue atento. Além disso, pode ser entendido como o desenrolar do conflito.

Portanto, é o momento de fazer o leitor entender o que pode acontecer caso a dor da personagem não seja resolvida de forma satisfatória.

“Na última semana, a diretoria avisou que a geração de leads vem caindo e a equipe de Marketing precisa pensar em ações para conquistar mais oportunidades urgentemente”.

4º Resolução e o fechamento da história

Para finalizar a história, primeiramente é preciso que o personagem encontre as respostas para resolver a sua dor de forma satisfatória. Desse modo, o leitor se sente aliviado com uma solução encontrada para o problema.

“Natália percebeu que precisa investir em novas formas de captar leads, pois apenas lista de contatos vindos de eventos não possuem mais a mesma qualidade e apresentam resistência ao serem contatados. Decidiu então pesquisar mais por alguma solução que pudesse ajudá-la neste desafio”.

5º O seu momento de vender o produto ou serviço

Se o objetivo da sua empresa com a utilização de Storytelling é vender um produto ou serviço, então chegou o momento certo para que isso seja feito.

Portanto, a empresa deve aparecer oferecendo a solução para os problemas do seu público ou pode oferecer uma ajuda para que eles consigam vencer os obstáculos e alcançar o sucesso.

No caso da Natália, se você tem uma agência de Marketing Digital pode postar a seguinte chamada no seu site.

Como aumentar os leads: Para aumentar a geração de leads você deve investir em Produção de Conteúdo e aplicar as técnicas de SEO. Paralelamente, campanhas de mídia paga previamente estruturadas em um Planejamento de Mídia podem impulsionar resultados em um curto espaço de tempo. Se precisar de mais informações detalhadas sobre geração de leads, faça contato conosco”.

6º O início do funil de vendas  

Com certeza a reação de Natália ao ler o post anterior será mais ou menos a seguinte:

“Ao ler o post, entendeu que precisava investir em uma agência especializada na área de Digital para aumentar a geração de leads. Já no site, fez a conversão em um formulário de diagnóstico digital de forma gratuita e aguardou o contato da equipe.”

Mesmo sendo apenas um exemplo, é isso que acontece quando você consegue contar uma história que envolve o seu público. À medida que ele se identifica com os problemas do personagem, ele tende a buscar a mesma solução que ele encontrou para a sua dor.

Desse modo, o que você precisa ter efetivamente é conhecimento da sua persona e uma boa dose de criatividade. Assim como essa estratégia, pode ser utilizada em e-books, blogposts, infográficos, vídeos animados, cases de sucesso, dentre outros.  

Alguns exemplos de storytelling que você pode aplicar no seu negócio

Vamos apresentar alguns exemplos simples para te ajudar a começar a criar as suas próprias histórias a partir das características da sua persona.

Storytelling para vender um produto

Se você quer aumentar as vendas do seu produto, conhecendo a sua persona terá de criar um storytelling para envolver o seu público e mostrar o caminho. Imagine a seguinte abordagem para uma venda, que foi extraída do site Venda Mais:

Olá! Imagino que você tenha um grande desafio para fechar vendas. Sei bem como é isso, porque há um ano eu sofria exatamente do mesmo problema. Posso contar uma breve história sobre como eu o solucionei?

Decidi ouvir o conselho de um leitor que me contou uma história fascinante sobre como aumentou em 200% seu índice de fechamento apenas por colocar em prática o que leu em uma reportagem. Por sinal, ele atua no mesmo mercado que você. Quer saber mais detalhes sobre o que ele fez?”

Storytelling para vender aplicativo para fumantes deixarem o vício

Nesse caso, a história precisa ser verdadeira para você conseguir passar o sentimento certo e a pessoa captá-lo. Observe esse exemplo extraído e adaptado do site Neil Patel:

“Eu fumei durante 10 anos, mas encontrei este aplicativo, que me ajudou a ter uma vida mais saudável. Finalmente consegui me libertar deste vício. Você também consegue! Baixe e use este aplicativo agora mesmo!”

10 dicas para implementar o Storytteling em seus negócios

Começar a utilizar a ferramenta de Storytelling pode ser meio complicado no início. No entanto, temos algumas dicas para te auxiliar nessa tarefa:

  1. Saiba quem é a sua audiência;
  2. Construa um objetivo que seja mensurável;
  3. Pesquise informações em variadas fontes;
  4. Desenvolva títulos que sejam chamativos;
  5. Apresente dados para fundamentar o que está falando;
  6. A história deve ser contada em etapas;
  7. Passe conteúdo que seja original e de qualidade;
  8. Valorize a autenticidade;
  9. Conheça as principais características dos seus canais;
  10. Não esqueça: “a melhor história é a sua”.

Enfim, esperamos que você tenha finalizado a nossa leitura com mais certeza do que dúvidas sobre o que é e como você pode começar a aplicar o Storytelling no seu negócio hoje!

Torne o seu conteúdo mais envolvente, independente da etapa do funil de Inbound Marketing que você estiver.

E se precisar de ajuda, nos chame ou deixe um comentário!

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